Psicopedagogia

A Psicopedagogia é uma área de atuação que trabalha a aprendizagem tanto acadêmica quanto social, com foco no desenvolvimento dos potenciais cognitivos do indivíduo, a fim de melhorar seu desempenho escolar, sua socialização e sua relação com seu processo de aprendizagem.

O trabalho psicopedagógico vai além dos padrões de sala de aula, que tem obrigações e proibições. É um espaço de liberdade, onde a manifestação do comportamento consciente e inconsciente ocorre com maior naturalidade. É nesse momento que podemos interagir com a criança e dar sentido e significado à sua vida na escola através de um processo de transformação do que não tem sentido em simbolização.

Existem inúmeros recursos para ensinar uma criança com dificuldade escolar. Todos aprendem, mas nem todos aprendem da mesma forma. Ajudar a criança a encontrar a maneira que funciona para ela aprender, para ela se organizar e para recuperar o desejo do conhecimento são grandes contribuições que o psicopedagogo pode dar.

Alguns pontos importantes da intervenção psicopedagógica:

  • Propiciar na criança uma maior consciência de si e de suas dificuldades, para que ela possa atuar melhor sobre elas.
  • Auxiliar a criança a expressar seus desejos e reconhecer suas capacidades, fortalecendo sua autoestima.
  • Orientação de estudos e organização escolar. Construir, junto com a criança, um caminho de estudos mais eficiente.
  • Recuperar conteúdos defasados.
  • Trabalhar autonomia e dar ferramentas para a criança saber fazer.
  • Acolhimento às famílias: a parceria é fundamental para atender a demanda da criança. A família deve assumir sua responsabilidade no tratamento da criança.
  • Comunicação com a escola para que o trabalho psicopedagógico atenda a demanda escolar, visando o avanço da criança em sala de aula.