Terapia Familiar – Abordagem Sistêmica

A terapia familiar sistêmica é uma abordagem terapêutica que atua para reconciliar as famílias e ajudá-las a trabalhar seus conflitos. Entende o comportamento humano como fundamentalmente formado pelo seu contexto social no qual, o comportamento de um membro da família afeta os demais e a família como um todo.

Um dos objetivos da terapia é auxiliar a família a perceber a sua dinâmica de funcionamento, levantando questões e fazendo pontuações que levam a uma reflexão e, portanto, uma compreensão mais ampla do padrão familiar, permitindo, dessa forma, a busca por novos caminhos.

É um espaço no qual há escuta para todos os membros da família, que através de suas narrativas, entendem que a realidade é a que construímos no convívio com os outros e que a responsabilidade por essa construção é de todos.

Falar e ouvir o outro gera oportunidade para ampliar o contexto e a visão diante de um problema. É nesse momento que há possibilidade de transformação e de mudança nos padrões de comportamento familiares.